quinta-feira, 28 de novembro de 2013

#43 Em Chamas - Suzanne Collins

Hei galera, tudo bom?
O livro vencedor da votação foi Em Chamas, segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, então aí vai meus pensamentos sobre o livro e sobre o filme homônimo.

Sinopse do Livro:

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Resenha do Livro:

SPOILERS DO LIVRO JOGOS VORAZES

Em chamas começa numa premissa básica, Katniss e Peeta ganharam os Jogos, agora moram na Vila dos Vitoriosos com suas famílias, e para o resto do país são um casal apaixonado, que agora, deve visitar cada Distrito para a Turnê da Vitória.
Mas não é bem assim que a banda toca...
Katniss continua com seu lance com Gale, mas, aparentemente, nenhum dos dois fede-nem-cheira nessa história toda, e a confusão começa quando Katniss chega em sua casa, e se encontra com ninguém mais , ninguém menos do que com Presidente Snow, o grande FDP da parada toda.
Ele acredita que o ato de sobrevivência de Katniss nos últimos Jogos, foi um ato de rebeldia contra a Capital e os outros Distritos começam a pensar assim também :" Se uma garota do Doze fez isso, porque não nós? ".
Katniss promete a Snow que seguirá os protocolos e fará todos acreditarem que ela ama Peeta, e que eles são um casal feliz, que fez o que fez, pelo amor incondicional que tem um pelo o outro.

A Turnê da Vitória começa , e os dois começam a perceber que os Distritos estão em conflito, e que o plano de Snow está indo por água abaixo, e é aí, que a garota em chamas começa a se envolver realmente com o padeiro.
" - Não é necessário. Meus pesadelos normalmente tem a ver com perder você. "
A Cada aniversário de 25 anos dos Jogos Vorazes, os Idealizadores planejam coisas diversas, no chamado Massacre Quartenário. Dessa vez, na 75ª edição ou no 3º aniversário de vinte e cinco anos, os tributos de cada Distrito serão recolhidos á partir dos vitoriosos de cada qual.
" O Distrito 12 tem apenas três vitoriosos vivos para serem escolhidos. Dois do sexo masculino. Uma do sexo feminino...
Vou voltar para a Arena. "

Nesse último trecho podemos ver o segundo conflito do livro: a volta de Katniss e Peeta para a Arena, para lutar com assassinos que já ganharam os jogos, e são bem mais experientes que eles.
O esquema dos tributos continua o mesmo, a Colheita, a chegada ao prédio, cada Distrito correspondendo a cada andar, o Treinamento, as entrevistas, e a Entrada na Arena.
Não colocarei os detalhes, por conta de spoilers e descobertas que mexem com os leitores.
" Tique - taque. Isso daqui é um relógio. " 

Ficha Técnica do Livro:

Em Chamas
Páginas: 413
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores

Sobre o Filme:

O filme é dirigido por Francis Lawrence, e continua com  Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson como Katniss e Peeta. As novidades são Sam Clafin, interpretando Finnick Odair, o tributo do Quatro; Jena Malone, como Johanna Mason, e diga-se de passagem que a atuação da Malone está ótimaperfeitamaravilhosa; e Lynn Cohen, como Mags, a companheira de Finnick, que nos emociona a cada cena.
No quesito roteiro, esta ótimo, com apenas algumas imperfeições comparados ao livro, mas como adaptação e sequência, o filme dá um bom entendimento do temo tratado.




 Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado e digam nos comentários o que acharam do livro e de sua adaptação.
Abraços e até a próxima.

Um comentário:

  1. Excelente post! Adorei o livro e o filme... Essa trilogia é sensacional...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir