sábado, 17 de agosto de 2013

Percy Jackson e o Mar de Monstros - Livro vs. Filme

Oi galera, tudo bom?
Sábado (10), fui na pré-estreia do segundo filme de Percy Jackson aqui na minha cidade.
Fui com a Ju, a Gi e Isa :D

Nesse post, vou fazer um comparativo livro/filme, capítulo por capítulo do livro, e claro, com grandes spoilers das duas partes.

Livro: Azul
Filme: Vermelho

1-Meu Melhor Amigo vai comprar um vestido de noiva.

No livro, vemos Grover fugindo de alguém/alguma coisa, até entrar numa loja de casamento e tals.
Vemos também que Percy está em seu último dia de aula, e numa conversa com sua mãe, ele descobre que não poderá voltar ao acampamento, por problemas, que ainda não foram revelados.


O filme começa com a história de Annabeth, Luke, Thalia e Grover chegando ao Acampamento, a luta deles com dois monstros e a morte da Filha de Zeus, que acaba se transformando em pinheiro. 
Não vemos Sally, nem Grover fugindo do monstro, pois ele já está no Acampamento.

2- Meu jogo de queimado com canibais

No livro, Percy nos apresenta á Tyson, um sem-teto grandalhão, e ao tentar defende-lo, Percy se mete numa briga com um valentão. E durante um jogo de queimada, descobre legistrões ( Gigantes Canibais).


No filme, não tem escola , nem valentões, nem gigantes canibais.
Tyson já está no Acampamento, sabendo tudo sobre os Olimpianos, e sabendo também que é irmão de Percy, filho de Poseidon.

3- Nós chamamos o táxi da tormenta eterna

No livro, depois de salvar as vidas de Percy e Tyson, Annabeth chama o táxi das Irmãs Cinzentas, para levá-los ao Acampamento.
Elas brigam pelo olhos e pelo dente, e acabam soltando para Percy números , que mais tarde serão descobertos como coordenadas, Trinta, 31, 75, 12.
Ao chegaram no Acampamento, descobre-se o ataque dos Touros de Hefesto.


No filme, Annabeth, Percy, Grover e Tyson pegam a "Carruagem da Danação" para chegarem á praia ( se não me engano). As Irmãs passam as coordenadas, mas deixam-nos na entrada de uma distribuidora, ao saberem que eles não tem dracmas suficientes.



4- Tyson brinca com fogo

No livro, depois de chegarem á Colina, e descobrirem o ataque dos Touros, os heróis lutam com os animais de ferro, e Tyson acaba entrando no Acampamento com a permissão de Annabeth, e destroe os monstros usando apenas as mãos, descobrindo que é um Ciclope.
É nesse capítulo que Percy tem mais uma briga com Clarisse, e descobre que a árvore de Thalia foi envenenada.



No filme, os touros atacam o Acampamento, depois da competição, da descoberta de Percy ter um irmão e da apresentação do Sr. D.
Quando os monstros invadem, todos os semideuses lutam com eles, Percy leva uma surra, assim como Clarisse, e quem destróis as "vacas malvadas" é Tyson ( com uma ajudinha do Cabeça de Alga ). :D



5- Meu novo companheiro de Chalé

No livro Percy e Annabeth descobrem que Quíron é culpado pelo envenenamento da árvore, e seu substituto é Tântalo.
Ele se pronuncia, comunicando sobre a volta da corrida de bigas, entre outras coisas.
Depois de descobrir que é um ciclope, Tyson é reclamado por Poseidon, tornando-se irmão de Percy. O semideus é alvo de jogos e brincadeiras de mau gosto, por conta de ter um irmão monstro.


No filme, Quíron não é culpado de nada, não tem Tântalo, a Corrida de Bigas é substituída por uma disputa parecida com a Gincana dos Desempregados (maôe), e Clarisse ganha ><
Tyson não é reclamado no Acampamento, pois já sabia que é filho do Deus do Mar ( até que sua primeira fala quando vê Percy é "Olá Irmão" )


6 - O Ataque dos Pombos Demoníacos

No livro, a Corrida de Bigas é preparada, e na hora da disputa, pombos começam á invadir o acampamento, e com a ajuda da filha de Atena, Percy salva o local, mas Tântalo credita Clarisse por ter ganhado a corrida, e culpa Cabeça de Alga, Sabidinha e Tyson por atrapalharem a corrida. #DieTântalo


No filme, a Competição de Bigas é substituída por um jogo sem nexo, então nada de Pombos, e muito menos de Tântalo.
Mas Sr. D. tem uma conversa com Annabeth sobre o Velocino, e anuncia que a filha do deus da Guerra, Clarisse terá essa missão. #PercyBoladoftChateado


7- Eu aceito presentes de um estranho

No livro, Percy vai a beira da praia e encontra Hermes, com seu caduceu ( e George e Martha) e entrega ao semideus uma garrafa térmica, que contém os quatro ventos e um frasco com multivitaminas.
Além disso, ele pede à Percy para embarcar em um certo navio. Depois disso, Tyson e Annabeth chegam e eles pegam caronas com Hipocampos ( Hello Arco Íris :D )



No filme, os dois semideuses, o ciclope e o sátiro vão até uma loja de departamentos, e descobrem lá Hermes.
Que lhes dá a garrafa térmica e um etiquetador que faz qualquer coisa sumir.



 


8 - Nós embarcamos no Princesa Andrômeda

No livro, Percy pede ajuda á seu pai, para levá-los ao barco, então Poseidon lhes envia três hipocampos, que os leva até o navio. Quando chegam lá, encontram vários tripulantes em transe , monstros,e por fim, Luke.


No filme, antes de chegarem á Hermes, Grover é sequestrado pelos capangas de Luke, pois para chegar ao Velocino, precisa-se de um sátiro.
Depois de chegarem á borda de uma ponte, Tyson convoca um hipocampo, e junto com Annabeth e Percy, eles chegam ao iate de Luke, e acabam encontrando com ele.


9- Minha pior reunião de família de todos os tempos

No livro, Tyson usa a habilidade dos ciclopes, de reproduzir a voz de outra pessoa, o que deixa Annabeth assustada, lembrando-se de seu passado.
Luke os encontra, junto com dois homens-urso, eles prende os três e conta que envenenou a árvore de Thalia, e que planeja roubar o Velocino, para acelerar a recuperação de Cronos, depois de uma pequena luta, os três fogem num bote, usando a Garrafa Térmica de Hermes.


No filme, Percy encontra Silena e Chris no iate, já como parte do exército de Cronos. O fato de terem colocado ela com vilã, destruiu o núcleo de O Último Olimpiano.
Eles são descobertos por Luke, e depois de revelar seu  plano, pede aos seus guarda-costas (humanos) para levar os semideuses para o porão, com a possibilidade de jogá-los para o dragão.
Tyson e Annabeth conseguem escapar, e Percy distrai os monstros/guardas enquanto os dois preparam um bote para fugir.
Percy usa seus poderes que Luke tanto conhece, e surfa com o filho de Hermes, depois disso, o filho do mar foge, com o ciclope e Annie.


10- Pegamos uma carona com confederados mortos

No livro, depois de fugirem de Luke, eles se deparam com um velho barco, e há um problema, a capitã é Clarisse.
Os tripulantes são mortos, dizem que são um tributos á Ares.
Ela coloca eles para dentro, e diz que Tântalo os expulsou do Acampamento , e que o Sr. D. disse que se derem as caras lá de novo, sofrerão uma grande maldição.
Clarisse os prende, mas Percy vê uma conversa com Ares, e ela parece com medo, depois do pai ameaça-la, se ela não concluir sua própria missão.


No filme, Percy só encontra Clarisse depois de Tyson perde a Garrafa no mar, e eles são engolidos por Caríbdis.
O barco de Clarisse também foi engolido, então Percy e ela têm a ideia de atacar o estômago do Monstro.



11- Clarisse detona tudo

No livro, eles estão em alto mar quando são atacados pelas irmãs Caríbdis e Cila.
Depois de uma grave batalha, o motor do navio da filha de Ares está superaquecendo, e Tyson diz que poderá consertar, ele desce até o local, e é nesse momento que o navio explode, e Percy cai no mar.


No filme, Clarisse ordena á seus zumbis para atacar o estômago do monstro, e isso dá certo, pois eles sofrem a "digestão", e são jogados para fora de Caríbdis.


12- Nossa estada no Spa & Resort de C. C.

No livro, depois de perderem Tyson, Percy e Annabeth chegam ao Spa de C.C., e lá são recebidos por atendentes e a própria CC, que promete á Percy se tornar uma pessoa melhor de aparência, depois de ele tomar uma vitamina, o filho de Poseidon se transforma em um porquinho-da-índia.
Depois de Annabeth o descobrir e jogar as multivitaminas de Hermes na gaiola, ele se transforma em humano novamente, junto dele, os outros porquinhos se revelam piratas, e um deles é Barba-Negra, semideus filho de Ares.


No filme, não existe Spa, nem Circe, nem porquinhos da índia e muito menos piratas.
E vez disso, o ciclope Polifemo vive num parque de diversões, chamado Circelândia.


13- Annabeth tenta ir nadando para casa

Percy e Annabeth deixam a ilha de Circe no navio de Barba Negra, o Vingança da Rainha Anne. Quando eles passam pela ilha das sereias, a pedido de Annabeth, ela é amarrada ao mastro do navio para que ela possa ouvir o canto da sereia, que faz a ouvinte ver os seus desejos mais profundos, mas é tão encantador que ela vai ser hipnotizada e tentará alcançar as sereias a todo custo. Ela faz isso, mas eles se esquecem de tirar a faca dela, e ela corta-se e se lança do navio, começando a nadar para a ilha. Percy consegue parar Annabeth, mas quando ele a toca, ele tem uma visão do que a música está fazendo ela ver: Manhattan reconstruída, e Annabeth fazendo um piquenique com seus pais e Luke Castellan.

No filme, as sereias também não aparecem, então nada disso acontece.


14- Nosso encontro com o carneiro da perdição

No livro, eles chegam á Ilha de Polifemo, e encontram seus carneiros carnívoros, então, Annabeth tem a ideia de distrair Polifemo enquanto ele tira os carneiros da toca, onde está Grover.
Percy se esconde/prende nas peles de um carneiro, e entra na toca.
Annabeth provoca o ciclope, utilizando o termo "Ninguém", que Ulisses usou quando furou o olho do ciclope.
Percy encontra o sátiro com o vestido de noiva, pronto para se casar com o monstro.


No filme, eles chegam ao parque de Circe, junto com Tyson e Clarisse. Lá eles encontram Grover, vestido de camareira, para apaziguar o ciclope.
Eles lutam com ele, e acabam pegando o Velocino, e aprisionando o Ciclope na sua própria toca.

Polifemo no filme



15- Ninguém consegue o Velocino

No livro, Annabeth é gravemente ferida pelo ciclope, que consegue escapar de cair no desfiladeiro por pouco, mas escorrega depois de ter uma pedra sendo atirada em sua garganta. Um detalhe, o atirador da pedra foi Tyson.


No filme, depois de prenderem Polifemo, eles se deparam com Luke e uma parte de seus capangas, que roubam o Velocino, e colocam sobre o Caixão de Cronos.


16- Eu afundo com o navio

No livro, depois de descobrir que Tyson está vivo, Percy coloca o Velocino sobre Annie, e eles vão em direção ao navio.
Mas, o mesmo quase é atingido por uma pedra, atirada por Polifemo, que conseguiu subir novamente no desfiladeiro.
Eles aumentam a velocidade e fogem do ciclope.


No filme, Annabeth é ferida por um Manticore.


17- Uma surpresa nos aguarda em Miami Beach

No livro, eles chegam á praia, e Percy entrega o Velocino á Clarisse, que vai levá-lo ao acampamento para curar a Árvore o mais rápido possível.
Depois disso ,Luke os encontra e tem uma luta de espadas com ´Percy, que estava prestes a morrer, quando Pôneis de Festas invadem o local.


No filme, Luke os rouba na Circelândia e Cronos é ressuscitado por conta do poder do Velocino.
Ele aponta um dardo para Percy, mas Tyson entra na frente e é ferido, caindo de um desfiladeiro.
Ele "engole" Luke e Grover e depois disso, avança para matar Percy, que luta com ele e acaba partindo o titã ao meio, e não se preocupem Grover é cuspido de volta e Luke cai na toca de Polifemo.


18- A Invasão dos Pôneis de Festa

No livro, quando Percy está prestes á morrer, vários centauros, liderados por Quíron começam a destruir os monstros, e eles levam Percy, Annie, Grover e Tyson para o Acampamento.


No filme, não tem pôneis de festa, pois Quíron não foi acusado de nada e ainda está no Acampamento.
Antes de derrotarem Cronos, descobrem que Tyson está vivo, pois como filho de Poseidon, a água o cura.
Não é mostrado como eles voltam ao Acampamento, mas mostra Clarisse colocando o Velocino sobre a árvore, que se cura, e a barreira é restaurada.


19- A Corrida de Carruagens termina com uma explosão

No livro, eles chegam ao Acampamento, e uma nova corrida de bigas é realizada, Tântalos volta ao Submundo, e Percy e Annie se unem na competição.
Eles acabam ganhando, mas a biga é destruída.
Percy e Quiron tem uma conversa sobre a Grande Profecia,e é revelado o motivo de culparem o centauro pelo envenenamento da árvore.
Quíron é filho de Cronos.


No filme, não ocorre outra corrida, mas Quíron e Percy conversam sobre a profecia que o Oráculo contou á ele ( indo contra o livro ), e o centauro diz que o que ocorreu no Parque não é a profecia e que Cronos retornará.


20- A Magia do Velocino é boa até demais

No livro, Percy é avisado que Annabeth estava de patrulha na noite anterior e uma coisa aconteceu, ele chega ao local e encontra duas pessoas.
Uma delas é Annabeth, sã e salva. 
A outra está com roupas punk e diz apenas duas frases, frases que mudam totalmente a profecia.
Aquele era só mais um plano de Cronos para mudar a profecia.
As palavras da garota foram " Eu sou Thalia, filha de Zeus"


No filme, Percy recebe a mesma noticia sobre Annabeth, e chega ao local do pinheiro, e encontra a mesma cena do livro.
Annabeth e a garota, dizendo ser Thalia, Filha de Zeus.
O filme acaba com Percy falando sobre Thalia " Uma outra filha dos Três Grandes, será ela nossa salvação ou nossa destruição?" e a imagem do caixão de Cronos.





Bem galera, foi isso.
Espero que tenham gostado, e digam nos comentários o que acharam do filme, e de sua fidelidade ao livro :D
Abraços e até a próxima.

8 comentários:

  1. oi cara, parabens, fico muito boa a comparaçao haha

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com um pé atrás a respeito do filme rsrs
    Mas vamos ver no que vai dar xD
    Fiquei feliz por terem colocado a Annabeth loira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá ao cinema com a mente limpa e não espere ver o livro passando no telão, pois isso não acontecerá.
      A Alexandra ficou linda loiro :3


      Abraços

      Excluir
  3. Nossa, isso foi perfeito, mas claro que o livro ganha. Não vou pagar para assistir ao filme que parece ser bom, mas estou com medo de me decepcionar, como no Ladrão de Raios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito acima, não espere ver o livro passando nos telões.
      Mas mar de monstros é bem melhor que ladrão de raios.


      Abraços

      Excluir
  4. Só acho que tinha que aparecer a Annabeth no chalé de Afrodite retocando as luzes como você disse. Ia ser foda!

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo, maravilhosos, ameii </3 quem lê o livro, depois que assiste o filme, dá um nó na cabeça, estava precisando dessa relembrada ;)))

    ResponderExcluir