sexta-feira, 20 de setembro de 2013

#37 Os Meninos da Rua Paulo - Ferenc Molnár

Ei, galera , tudo bom?
Hoje eu vou resenhar um clássico da literatura húngara, lançado aqui no Brasil, pela editora Cosac Naify.

Sinopse do Livro:

Com mais de um milhão de leitores e oitocentas reimpressões só no Brasil, "Os Meninos da Rua Paulo" é o clássico por excelência; pelo caráter universal e pela alta qualidade literária, mantém-se capaz de atingir um vasto público ao longo de décadas. A história dos garotos que defendem o "sagrado grund", um pedaço de terra que serve de palco para as brincadeiras, projetou o húngaro Ferenc Molnár na literatura mundial, tornou-se um best-seller e inspirou cineastas por todo o mundo - das adaptações para o cinema, a mais conhecida é de Zóltan Fábri (1969). Está para nascer uma geração que não se identifique com o espírito de amizade e união presente no livro. Os garotos da Sociedade do Betume tinham duas importantes tarefas: manter o betume - símbolo da sociedade - sempre molhado, por meio da mastigação, e defender o grund, quartel general onde jogavam péla. Eis que os camisas-vermelhas, desterrados e, conseqüentemente, impedidos de jogar péla, declaram guerra à Sociedade e decidem tomar-lhe o grund. Do líder Boka ao soldado raso Nemcsek, a Sociedade do Betume se organiza para a grande batalha de Budapeste do começo do século. O que era brincadeira de criança transformou-se num belo retrato da infância. A tradução brasileira é assinada pelo escritor, tradutor e dicionarista Paulo Rónai, grande divulgador da literatura húngara no Brasil. Rónai chegou no Rio de Janeiro em 1941, fugido da guerra, e logo ganhou destaque no meio intelectual brasileiro. Apresentou diversas obras húngaras ao leitor brasileiro, como Os meninos da rua Paulo, traduzido em 1952, e clássicos da literatura universal, como A comédia humana, de Balzac, além de traduzir Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para o francês. Esta nova edição traz um posfácio e notas do poeta e tradutor de origem húngara Nelson Ascher. Em suas palavras, Os meninos da rua Paulo "lembra-nos de uma verdade tão central como óbvia: que, nas horas e situações decisivas de suas vidas, os jovens querem mesmo é estar uns com os outros. [...] É entre eles que se firma os vínculos mais vitais e se trocam as emoções mais profundas".

Resenha do livro:

Sabe aquele livro que a escola te obriga a ler, e o título já te deixa desanimado? Os Meninos da Rua Paulo , definitivamente, NÃO é assim.
No inicio da leitura, você se sente perdido, sem pé nem cabeça, com aqueles nomes de outro mundo e as infinitas notas de roda-pé, que foram feitas para nos ajudar.
Bem, vamos á história, que se passa em Budapeste, mas como dito no Prefácio, poderia se passar em qualquer cidade do mundo, onde um grupo de garotos - Os Meninos da Rua Paulo, ou se você preferir, a Sociedade do Betume - brinca num terreno baldio, chamado grund, e é ameaçada por uma gangue facção rival, os camisas-vermelhas.
Os garotos são de anos e anos atrás, e sua linguagem, consequentemente remete-se assim também, expressões como "Ora bolas, velhinho" são bem comuns nesse livro.
A idade dos personagem gira em torno de 11/12 anos, e eles são inocentes, a não ser pelo traidor dos da Rua Paulo.
Um fato interessante é que leva a crer que o autor, Ferenc Molnár, realmente fez parte da turma da Rua Paulo, pois em vários trechos soltos, ele usa expressões como "... então, um dos nossos" ou "celebramos juntos". Na batalha final contra os camisas-vermelhas, o autor comete um erro na escrita, o motivo?, a cor da bandeira da Rua Paulo, nada que prejudique a leitura, mas é um fato engraçado, mas, tendo em vista que o livro foi publicado em 1907...

" O mundo é um só, meu caro. Pena que os donos da vida continuem a dividi-lo para proveito próprio. "

Sobre os personagens, nomes difíceis?, sim claro e com certeza. Dentre todos os da rua Paulo, os meus favoritos foram Boka, o líder deles,- que se transforma de um garoto á um jovem responsável e que toma as decisões certas-,e Nemecsek, -o soldado raso, que supera todas as dificuldades para salvar o grund, o soldado raso que tentou salvar a todos e foi para um lugar melhor;

" Boka fitava com gravidade a própria carteira, e na sua alma de menino pela primeira vez vislumbrou uma vaga ideia do que é, afinal, a vida, da qual todos somos os soldados e os servidores, ora tristes, ora alegres . "

Os Meninos da Rua Paulo foi uma das melhores leituras de 2013, levando cinco estrelas.
É um livro recomendado á todos os amantes de literatura.
Uma curiosidade é que existe uma estátua em Budapeste, que retrata uma das cenas do livro.
E sobre o filme, ele é cem por cento fiel, com atores parecidos com os personagens, a única coisa ruim da adaptação, é que é em branco e preto, e está tudo em húngaro - com legendas, é claro.

Ficha Técnica do Livro:

Os Meninos da Rua Paulo
Páginas: 264
Editora: Cosac Naify
Autor: Ferenc Molnár

Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado, e digam nos comentários, qual é sua opinião sobre esse livro e sobre o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário