segunda-feira, 2 de junho de 2014

#56 A Escolha - Kiera Cass

Hey galera, tudo bom?
Hoje eu estou aqui para falar um pouco sobre o final da trilogia A Seleção, da escritora Kiera Cass.


Sinopse do Livro:

A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

AVISO: O post a seguir terá SPOILERS dos dois primeiros livro da trilogia, então, se você já leu eles, ou não se importa com spoilers, siga em frente com a leitura.
A Seleção /resenha/
A Elite /resenha/

Resenha do Livro:

Vamos começar falando da premissa da trilogia distópica de Kiera Cass; Num mundo futuro, a sociedade é dividida em Castas, quanto maior o numero da Casta, mais baixa é a posição da pessoa, e num dado período de tempo, quando o príncipe chega a idade certa, é organizada A Seleção: quando um grupo de trinta e cinco garotas vai ao palácio para disputar o coração do príncipe e tornar-se Rainha um dia.
No primeiro livro da série, a protagonista, America Singer é chamada ao palácio para participar da seleção, e ao final dele, ela e mais cinco garotas vão fazer parte da Elite - a segunda fase da Seleção -.
Ao final da Elite, apenas quatro garotas permanecem no palácio - America, Celeste, Kriss e Elise - para a ultima parte da seleção do príncipe Maxon e de sua escolha.

Partindo para A Escolha, vamos falar do título, que gerou muitas criticas por parte dos fãs, sendo que a tradução livre do título original The One, seria A Um, ou A Escolhida;
Eu particularmente fui do time que não gostou de A Escolha e queria algo mais impactante, pois é o ultimo livro da série, não? Mas, depois de lê-lo, eu percebi que "A Escolha" e o título mais que perfeito para esse livro, que não simboliza apenas a escolha de Maxon, e sim todas as escolhas que America toma no decorrer da trama.
O narrativa começa um pouco depois do fim de A Elite, com America decidida a conquistar Maxon e esquecer Aspen de vez, logo que a frase da contracapa sugere de maneira direta, o que a protagonista escolhe ao longo da leitura.
Nesse livro, além do trio principal, personagens como Celeste, Kriss e Rainha Amberly ganham um poco mais de espaço na narrativa, possibilitando que o leitor descubram e apreciem suas diferentes personalidades.
O livro, como fechamento de série, é cheio de explicações e conclusões de enigmas e fatos que foram apresentados nos livros anteriores, porém, nesse volume, existe uma reviravolta a respeito do fundador da nação Illéa, que é muito interessante, mas a autora decide esquecer isso e partir para outros pontos, deixando esse fato de lado, como se ele não fosse tão relevante para a história, e nas paginas finais, ela joga uma solução qualquer para o puta problema que foi criado. Pisou na bola, Kass
Os rebeldes são um dos temas que compõe A Escolha, mas sua história não é levada a fundo, pelo menos, a história de uma das facções. America se sente amedrontada, porém seus sentimentos não condizem com essa situação. Os rebeldes só vão aparecer no final do livro, apesar de serem citados o tempo todo.
A Seleção é uma distopia não explicada que foca no romance e na relação entre os personagens, ou seja, se vai vir falar mal por conta da falta de dados sobre guerra, morte e ditadura, nem vem, porque Kiera deixa isso claro ao longo da trama.
Vou abrir os parenteses para minha fanboyzice em relação a Celeste DIVA SAMBADORA LACRADORA Newsome.
Celeste foi uma vadia desprezada pelos fãs nos dois primeiros livros da série, e começou a mostrar uma lado mais amigável em A Escolha, a partir do momento que percebe que ela não ganhará a coroa.
O final que Celeste tem poderia ter passado despercebido em A Seleção ou A Elite, porém como dito acima, ela fica boa no terceiro livro, e esse fim me chocou bastante, eu esperava um felizes para sempre na vida de Celeste, mas, fazer o que né?!
O livro segue um ritmo calmo e por alguns momentos agitados, e nas ultimas 50 páginas, os acontecimentos vão rolando MUITO rápido, e o final acaba meio sem pé nem cabeça. Ele faz sentido, é claro, mas umas boas 70,80 páginas poderiam ser adicionadas para maior maiores explicações e esclarecimentos, mas novamente, fazer o que né?!

"Havia um príncipe e quatro garotas, três das quais voltariam para casa com pouco mais que uma história interessante sobre como passaram o outono."
" Tirar uma pessoa do topo destrói milhares que estão embaixo. "
" Eu não tinha medo do rei. Nem dos rebeldes, Sabia o quanto Maxon significava para mim, e estava certa que tudo acabaria bem, de algum jeito. "
" Pensei nas mãos de Marlee e nas costas de Maxon. Os dois possuíam marcas permanentes de sua coragem. Era uma honra se juntar a eles. "
" E a maior revelação: Celeste. Se alguém me dissesse, no primeiro dia no aeroporto, que aquela morena de salto alto que caminhava de maneira tão intimidadora seria a garota que, no final, me deixaria mais contente de ter ao meu lado, eu teria gargalhado."
" E ali estávamos nós, nos bastidores, nos apoiando. A perfeccionista, a queridinha, a diva... e eu. "
A Escolha é um puta dum livro, que fecha a trilogia de uma maneira mágica e excepcional, deixando um gostinho de quero mais e uma ansiedade para The Queen ,o conto que narrará a história da Rainha Amberly <3
The One leva 5 estrelas sem nenhuma duvida.

Ficha Técnica do Livro:

A Escolha
Páginas: 352
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte

Bem galera, foi isso.
Espero que tenham gostado, um abraço e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário