sábado, 6 de setembro de 2014

Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Hey galera, tudo bom?
Hoje eu venho aqui para falar de um livro sensacional, de um autor brasileiro, Por que Indiana, João?, é o livro de estreia de Danilo Leonardi, que é dono do canal Cabine Literária, o qual eu acompanho há anos, e foi realmente prestigiante poder ir até a Bienal, encontrar o pessoal do Cabine e além de conseguir um autografo do autor, pude desfrutar essa obra maravilhosa, que com toda a certeza, deveria ser lido no período escolar, afinal, o bullying atinge a todos.

Ficha Técnica do Livro:

Título: Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Páginas: 208
Editora: Giz Editorial
Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.


Comentários sobre o livro:

Por que Indiana, João?, vai narrar a história de João Vitor, um adolescente de 15 anos, que se sente sozinho e deslocado e ainda por cima, sofre provocações físicas e mentais dos valentões da escola, entre eles o principal: Guilherme.
Vivendo em meio a xingamentos e surras, João contra-ataca o valentão e acaba virando um sucesso na Internet, atingindo níveis extremos. João começa a influenciar todos os tipos de pessoas por todo o país, e se torna uma figura lendária para todos os alvos de bullying, que começam a seguir seu exemplo, atacando seus respectivos valentões, e se tornando pessoas mais fortes.
Em meio a tudo isso, João encontra interesses amoroso, ganha e perde amizades, ou seja, vive uma vida realmente cheia de altos e baixos.
Um dos fatos que mais me atraiu pra essa obra foi o fato do crescimento da história, que começa bem simples, podendo até ser considerada um clichê, e vai se tornando algo grandioso e esplendoroso, deixando os leitores de boca aberta, então Danilo, você merece um puta parabéns por isso :D
A escrita do autor é simples e leve, e as páginas vão passando, e passando até que o livro acaba deixando um aperto no coração e um gostinho de quero mais.
Outra coisa que pode se ter certeza: muitos leitores se identificaram com os personagens, com os temas, ou seja, imersaram-se na trama.

" Oh, meu Deus, o que eu fiz? O Guilherme está no chão. O que eu faço agora? Olho ao redor e todos os rostos estão paralisados em choque e paralisia. [...] , vejo o Guilherme no chão, gemendo com a mão entre as pernas. "

" Valentões também caem. " 

" Palavras são erros, mas maior erro seria deixar de expressar o que sinto [...]. " 

Autografo do Danilo :D

Eu e o Danilo, no estande da Giz Editorial
 Bem galera, então é isso,
Por que Indiana, João?, é um livro incrível, que todos DEVEM LER.

Nota final: 5/5 + <3 Favoritado de 2014

Um abraço e até a próxima :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário