sábado, 22 de junho de 2013

#23 A Tormenta de Espadas - George R R Martin

Oi Galera, aqui é o Vitor e estou aqui para falar para vocês do livro banho de sang..., digo A Tormenta de Espadas, do autor George Martin, o terceiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo.

Sinopse do Livro:

A tormenta de espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?

Resenha do Livro:

ANTES DE TUDO, DEVO INFORMAR QUE O TEXTO Á SEGUIR CONTÉM SPOILERS DOS OUTROS DOIS LIVROS DA SÉRIE : GUERRA DOS TRONOS E FÚRIA DOS REIS;

Depois de todas as intrigas roladas no livro anterior, os personagens estão acabados e desgastados. E, se você pensa que Martin vai maneirar nas lutas e mortes, você está totalmente errado.
Vemos desde o primeiro volume que os "mocinhos" se dão mal e os "vilões" se safam, e nesse volume já não é diferente.
Depois da destruição de Winterfell, Bran, Hodor e os Reed vão mais e mais em direção á Muralha, para ultrapassa-la e encontrar o Corvo de Três Olhos. Confesso que não gostava muito do Bran, como todo esse lance de visões, profetas e cia, mas depois desse terceiro livro, ele melhorou muito, pelo menos no meu ponto de vista.
Continuando no Norte, Jon Snow, que agora é um selvagem aprende a viver com eles, até á quebrar seus juramentos, com uma tal de Ygritte. SEMPRE gostei do Jon,  nesse livro meu respeito por ele aumentou, e muito, e considerando que aprendemos mais sobre os selvagens, as reviravoltas de Snow nesse livros são surpreendentes.
Dois novos Pontos de Vistas são apresentados : Samwell Tarly, filho de Lorde Randyll Tarly, irmão juramentado da Patrulha da Noite, antigo herdeiro de Monte Chifre; e
Sor Jaime Lannister, filho mais velho de Lorde Tywin Lannister, irmão de Tyrion e Cersei Lannister, preso em Correrrio.
Confesso ( também), que não gostava do Jaime, desdo acidente com Bran, mas depois dessa "Tormenta" ( no bom sentido, é claro), esse Sor tornou-se um dos meus favoritos. Sua relação com Brienne torna o livro incrível, com suas trocas de "elogios". E nesse livro, Jaime precisará de uma MÃOZINHA.
Bem longe de Westeros, Daenerys segue para Pentos, com os dragões com um tamanho razoável ( veja o tamanho aqui), e consegue grandes feitios com apenas uma palavra : Dracarys.
Voltando à Westeros, depois da Batalha da Água Negra,  Sor Davos se encontra á deriva, mas é reconhecido e recolhido por amigos do rei. Tenho que dizer,que nesse livro Davos me surpreendeu, mas não o suficiente, não sei, mas não me simpatizo com o Cavaleiro das Cebolas.
Em Porto Real, conhecemos mais Tyrells e Martells ( gostava dos Martells antes mesmo de conhece-los ).
Minha Tyrell preferida com certeza é a vovó Ollena, e meu Martell predileto é o Príncipe Oberyn, o Víbora Vermelha. Gostei da entradas dessas duas familias, para interferir, principalmente no Casamento Real, ou Purple Wedding.
Arya Stark encontra a Irmandade Sem Estandartes, liderada por um sacerdote vermelho bêbado ( viva Thoros) e por um cegueta morto ( viva Beric). Adoro a Arya, e gostei muito da maneira que George introduziu a sua possível volta aos Starks que restaram ( por enquanto).
Robb e Catelyn são dois personagens muito interessantes, principalmente nesse terceiro volume, pois a história da Mamãe Stark comove todos ao saber da mortes de seus filhos mais novos, mas se você pensa que os Starks estão desgraçados o bastantes, está errado, pois o RW is coming! (SPOILER ).
Com toda a certeza, é o melhor livro da saga, até agora. Mesmo deixando fãs chocados, esse livro traz novamente a mensagem de Martin, de que não existem mocinhos ou vilões, apenas pessoas tão boas, quanto más.

Ficha Técnica do Livro:

As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Três - A Tormenta de Espadas
Páginas: 884
Autor: George R R Martin
Editora: Leya


Bem , gente foi isso. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de compartilhar com os amigos, seguir o blog e a página do facebook para receber novidades e comentar o que acham desse livro.
Abraços e até a próxima.

2 comentários:

  1. Suas resenhas estão ficando cada vez melhoras, ainda mais dessa maravilhosa saga. Eu preciso ler A furia dos Reis e A tormenta das espadas...
    Está na minha meta de 2013, agora só falta comprar e ler (não da pra ler em pdf, porque o livro é imenso)
    Eu vejo a série na HBO e achei O casamento vermelho chocante, não vejo a hora de poder ler :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, e sobre a série de livros, leia-os logo.
      Quem não se chocou com o Casamento Vermelho?

      Abraços

      Excluir