sábado, 29 de junho de 2013

#26 A Culpa é das Estrelas - John Green

Oi galera, aqui é o Vitor e eu vou falar sobre o livro A Culpa é das Estrelas, de John Green.

Sinopse do Livro:

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Resenha do Livro:

Antes de tudo devo dizer que esse não é um livro de luta contra o câncer, ou do sofrimento que essa doença traz, mas apesar de em pequeninos momentos, falarem do sofrimento de Hazel.
Vamos aos personagens principais:

  • Hazel Grace: uma paciente terminal, que tem câncer nos pulmões. Anda com um carrinho com um cilindro de oxigênio, e num grupo de Apoio ás Crianças com Câncer, conhece sua salvação, Augustus Waters. Eu adoro a Hazel, ela é uma narradora incrível, e mesmo com todos esses problemas que ela enfrenta, é bem humorada e divertida. Aqui um desenho dela.
  • Augustus Waters: o tipo bonitão, que todas as garotas dariam tudo para sair e namorar. Teve câncer nos ossos, e agora, ele já está parcialmente curado, mas a consequência dessa doença levou sua perna, deixando uma prótese. Augustus ou Gus, é com certeza o personagem mais engraçado e carismático de livros YA ( Young Adult = Jovem Adulto), ela adora metáforas e livros de sci-fi, baseado em jogos de videogame. Aqui um desenho do Gus.
  • Isaac: melhor amigo de Augustus, tem câncer nos olhos, já perdeu um deles, e no decorrer da história fica totalmente cego. Isaac é um típico revoltado, mas aceita o que é. Mostra que nem todo cego deve ficar na cama todos os dias e reclamando da vida.
Além da história que se passa no livro, Hazel adora um livro , Uma Aflição Imperial,
mas de acordo com ela, o livro acabou de uma maneira ruim, bem no meio de uma frase, e ela incentiva Gus à ler esse livro, e acaba que os dois ficam curiosos com o final e ambos esperam uma continuação, mas só tem um problema, o autor não publica mais nada durante 10 anos.
Então o casalzinho apaixonado vai em busca da história esquecida no vale Laranja, e acabam percebendo que esse autor, Peter Van Houten, não é quem eles imaginavam.
Esse é um livro muito bom, e John Green tem sua maneira própria de escrever, que faz você ler o livro muito rápido, assim como todos os YA's.
Na minha opinião, virou "modinha" ler ACEDE ( Abreviação de A Culpa é das Estrelas ), pois todo mundo gosta do Gus, todo mundo chora e mimimi.
Não espere grandes acontecimentos, pois é um YA contemporâneo, não tem nada sobrenatural, lobisomens, vampiros ou bruxos. São seres humanos normais vivendo suas vidas normais.

"Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."

"- Alguns infinitos são maiores que outros - falei pausadamente, imitando o Van Houten."

"-Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter, e, por Deus, queria mais números para o Augustus Waters do que os que ele teve. Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso." 

Ficha Técnica do Livro

A Culpa é das Estrelas
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Autor: John Green


Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado, não se esqueçam de seguir o blog e deixar nos comentários suas impressões sobre esse livro.
Abraços e até a próxima.

8 comentários:

  1. Adorei! Ficou tudo muito bem escrito e explicado. :D

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente me deu uma vontade de devorar esse LIVRO !!!

    ResponderExcluir
  3. Ta parecendo a Tatiana Feltrin nessa resenha... E você sabe o que eu penso sobre ela, mas enfim!
    O livro é lindo! Chorei, rachei de rir, chorei denovo... poucos livros me deixam assim... John Green é FODA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tati é diva ><
      John Green consegue mexer com os leitores:D

      Excluir
  4. Oie
    tô louca para ler esse livro!!

    estou seguindo o seu blog
    segue o meu
    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir