quinta-feira, 8 de agosto de 2013

#32 Memórias Fictícias - Carina Corá

Oi galera, tudo bom?
Hoje eu estou aqui para falar de um livro de uma autor parceria aqui do blog, Memórias Fictícias.
Um livro que mexe com qualquer leitor, seja de uma forma positiva, ou negativa.

Sinopse do Livro:

Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.

Resenha do Livro:

Quando conversei com a autora, solicitando o livro para parceria, e li a sinopse achei-a curiosa, e cheguei a duvidar de minha empolgação para a leitura.
Como diz a sinopse, o livro é dividido em quatro diários, cada um deles narrado por um dos três personagens ( Coral, Bianca e Érus ), e cada narrador fala sobre um dos personagens (ex: o primeiro diário é sobre Érus,mas quem narra é Coral).
O livro tem uma linguagem extremamente poética, com florzinhas e passarrinhos cantando ao jardim, bem, tudo assim até Coralina de Lilá, que após perder o pai, vai junto da mãe, morar na casa de um mulher misteriosa, Irmã Bianca Giacomina, encontrar a Torre.
O bom dessa história, que nada mais é do que surreal, é que quando você está se enjoando de um determinado ponto e/ou tópico, a história tem uma reviravolta, uma descoberta ou um feito da imaginação dos nossos três narradores.
Eu adorei a maneira que Carina conduziu a história até o ponto certo, e depois começou a contar os mesmos detalhes e acontecimentos sobre o ponto de vista de outra personagem.

"... - Última pergunta, irmã. A senhora acredita n'Ele?
[...]
-Eu não sei em quem acredito!
[..]
-E você minha cara, acredita?
-Eu O sinto! Não sei dizer se é Deus, isso não importa, mas sinto energia! É óbvio que aprecio histórias de ficção, porém não preciso de rituais, regras, criaturas místicas... Para mim, a vida, o planeta, tudo é mágico, tudo é uma prova de que nós somos magia também..."

A ordem dos diários é: 
  • Érus - por Coralina de Lilá
  • Érus - por Bianca Giacomina
  • Coralina de Lilá - por Bianca Giacomina
  • A Nova Irmã - por Érus

Com um final incrivelmente lindo, chocante, avassalador, bonito, cheio de emoções, mortífero e mais uma porrada de adjetivos positivos, Carina Corá conseguiu escrever um magistral romance, que se tornou um de meus favoritos :D

"Quando vi aqueles olhos azuis-marinhos, eu o chamei de Érus. Esse era um nome fictício que desde minha infância usava para designar meu universo."


Ficha Técnica do Livro:

Memórias Fictícias
Páginas: 207
Autor: Carina Corá
Editora: Novo Século

Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado, e leiam esse livro fantástico, recomendado á todos.

Um comentário: