domingo, 1 de setembro de 2013

#35 Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Oi galera, tudo bom?
Dessa vez, eu estou aqui para falar de um distopia bem famosa, Jogos Vorazes, que até já ganhou filme, e o segundo estreará em novembro ~feelings :D

Sinopse do Livro:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resenha do Livro:

Depois do fim da América do Norte, os restos daquela região tentaram ser juntados, formando assim Panem, um conjunto de treze distritos e uma Capital.
Cada distrito é responsável por um produto, e os produz, dando assim, continuidade na vida nesse lugar horrível.
Num dia, os distritos resolveram se rebelar, e então houveram os Dias Escuros, e depois de muita luta, a Capital conseguiu vencer a guerra e assim, destruir o Distrito 13, tornando-o um exemplo para a outra dúzia.
A partir daí, teve-se a brilhante ideia de colocar crianças num lugar, para lutarem até a morte, e os que se tornassem vitoriosos ganhariam loros e glórias.
Dessa maneira, a cada ano, havia um evento, a Colheita, onde são sorteados um menino e uma menina entre doze e dezoito anos, para ir há esse tal lugar, agora chamado de Arena, e lutarem em rede nacional, num BBB da Morte, transmitido pelos homens da Capital.
A protagonista, Katniss Everdeen, mora no Distrito 12, um dos mais pobres ( pode ser considerado , o mais?). Seu distrito é responsável pela mineração, e foi por causa desse trabalho, que ela perdeu seu pai, numa das explosões de minas, quando ela tinha cerca de 12 anos.
O livro começa quando ela acorda no dia da Colheita, e sua irmã , Prim, está com medo e nervosa, Katniss canta para acalma-la.
Nesse meio tempo conhecemos mais Katniss, sua irmã, sua mãe, a Sra. Everdeen, e sua amigo que está na friend zone, Gale.
Chega a hora da colheita, e a garota sorteada é Primrose Everdeen, sua irmã.
Como o livro é narrado em primeira pessoa, as emoções de Katniss gritam e tudo fica confuso, e no fim, ela acaba se voluntariando no lugar da menina, tornando-se , assim , a tributa do Distrito 12.
Junto dela, o garoto escolhido é Peeta Melark, um personagem no começo interessante, mas vai ficando clichê mais e mais.
Ele conheceu Katniss uns anos atrás e sempre a rejeitava, ela se lembra de uma ocasião com pães, e vale ressaltar, que o pai de Peeta é padeiro, e ele segue a mesma profissão.
A história se segue com a chegada á Capital, o reconhecimento de mentor e estilistas, e no momento mais legal da história, a entrada na Arena, com várias armas, apetrechos, monstros , problemas e mortes.
As lutas são bem escritas, assim como o banho de sangue que acontece anualmente nesse local com sérios problemas.
Jogos Vorazes é um livro muito bom, mas não é o melhor da série , e sua vida não vai mudar depois de lê-lo, mas, ainda assim, vale a pena.

"Matar ou morrer. Não há escolha.Na Arena, o mais capaz vence.Que os Jogos Vorazes comecem"
"Feliz Jogos Vorazes, e que a sorte esteja sempre á seu favor . "

Ficha Técnica do Livro:

Jogos Vorazes
Páginas: 400
Editora: Rocco Jovens Leitores
Autor: Suzanne Collins

Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado, não se esqueçam de seguir o blog, compartilhar o post com seus amigos e comentar o que acharam do livro e de sua adaptação :D
Um abraço e até a próxima.

Um comentário: