domingo, 29 de setembro de 2013

#38 Cidades de Papel - John Green

Hey galera, tudo bom?
Estou aqui para falar de outro livro do John Green, lançado em 2008 no EUA e em Agosto desse ano no Brasil, pela Intrínseca.

Sinopse do Livro:

Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.

Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.

Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.


Resenha do Livro:

Esse foi o segundo livro do Green que eu li, e me decepcionei no final, mas vamos falar do livro desde o começo.
Cidades de Papel conta a história de Quentin, Q para os amigos, um pré-formando que é apaixonado por sua vizinha, Margo Roth Spielgman, que é a garota mais popular do colégio. Eles se conhecem desde os dois anos de idade,quando, por coincidência do destino, acabaram morando um ao lado do outro, e aos oito anos, presenciando um fato muito marcante juntos.
Os dois foram se distanciando mais e mais, e não se falavam desde aquele acontecimento.
Q tem dois melhores amigos, Ben e Radar. Ambos hilários é tão nerds quanto ele, tentam ajudar o amigo, mesmo sabendo o que iria acontecer no fim.
Numa noite, Margo Roth Spielgman invade o quarto de Q e o convoca para um plano de vingança contra todos os que fizeram mal contra ela, e indiretamente, á ele.
Depois dessa noite de altas aventuras, Q acha que tudo mudará na escola, e quando chega lá no dia seguinte, descobre que Margo desapareceu.
E é aí que começa a grande investigação, cheia de questionamentos: "Onde Margo foi?" "Ela vai voltar?" "Como tudo ficará?".
Q se vê numa encruzilhada entre deixar isso para lá ou ir até o fim e achar Margo, mas nesse caminho está sua família e a formatura.

"Margo não era um milagre. Não era uma aventureira. Nem uma coisa sofisticada e preciosa. Era uma garota."

O livro é dividido em três partes: Os Fios, A Relva e O Navio.
Sobre Os Fios: o começo do livro, onde é mostrada toda a aventura entre Margo e Q.
A Relva: A parte mais chata, onde você empaca e não saí. Mostra toda a investigação de Q indo até as Cidades de Papel.
O Navio: Tão bom quanto Os Fios, é a batalha contra o tempo de Q para encontrar Margo, com a ajuda de Radar e Ben.
Mas então, o que são as Cidades de Papel, que foram tão importantes, a ponto de tomar o título do livro?
As Cidades de Papel, são bairros fantasmas, inexistentes nos mapas, apenas nos de quem as criou, para evitar ou descobrir roubos.
Mas, de acordo com Margo Roth Spielgman, Cidades de Papel, são cidades sem graça, com pessoas sem graça, vivendo suas vidas sem graça.

"Não é nem consistente o suficiente para ser feita de plástico. É uma cidade de papel. Quer dizer, olhe só para ela, Q: olhe para todas aquelas ruas sem saída, aquelas ruas que dão a volta em sí mesmas, todas aquelas casas construídas para virem a baixo. Todas aquelas pessoas de papel vivendo suas vidas em casas de papel, queimando o futuro para se manterem aquecidas."


A história é narrada em primeira pessoa, no ponto de vista de Q, que em pontos da leitura, chega a ser chato e repetitivo, falando em salvar Margo e ignorando todos á sua volta.
A história é ótima, mas o final deixou MUITO á desejar, quando eu terminei achei que meu livro estava sem as vinte folhas finais, que esclareceriam a volta de Q e o destino do Papais Noéis Negros.
Mas infelizmente, isso não aconteceu.
Tirando esse fato o livro é espetacular.

Ficha Técnica do Livro:

Cidades de Papel
Páginas: 366
Editora: Intrínseca
Autor: John Green

Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado. Deixem nos comentátios o que acharam desse livro, e aos que já tiverem lido, participem do debate organizado no grupo ( criado por mim ) Livro da Vez.


3 comentários:

  1. Poxa gostei! to doida pra ler esse livro. Sua resenha ficou muito boa!

    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que pena que não gostou tanto do final! Eu gostei muito do livro como um todo...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Achei o final perfeito. Real e muito corajoso.
    Acho que, se você ler de novo mais pra frente, quando precisar deixar coisas importantes para trás, como um amor, um emprego, uma oportunidade ou mesmo sua família, e quando tiver que lidar com os limites entre as coisas que você sonha e quem você realmente é... bom, talvez ai vc veja o livro de outro jeito.
    Ou não.

    Eu amei. Li ele no timing certo.

    ResponderExcluir