sábado, 26 de outubro de 2013

#40 A Casa de Hades - Rick Riordan

Oi galera, tudo bom?
Dessa vez , eu volto aqui para falar um pouco sobre a Casa de Hades, quarto volume dos Heróis do Olimpo.

Sinopse do Livro:

A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los.
A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.

Resenha do Livro:

Bem, é meio difícil começar a falar da CdH, então, começarei falando que essa resenha contém spoilers dos demais livros da série.

Depois da queda de Percy e Annabeth, o Argo II está totalmente desestabilizado, sem seus melhores semideuses e lutando contra tudo e todos para chegar á Épiro, com a ajuda de Nicole Di Angelo.
O casal está totalmente faminto, cansado e a cada passo , mais perto da Morte, ou das Portas dela, como quiser. O Tártaro é um local totalmente desconhecido para semideuses e várias questões entram em jogo : Os Monstros morrem aqui? Eles são mais fortes? Como devemos matá-los? E os titãs? E os Gigantes? E os inimigos de deuses?

" Nove dias.Enquanto caía, Annabeth pensou em Hesíodo, o antigo poeta grego que especulara que o tempo para alguém cair da terra ao Tártaro seria de nove dias. "

Já no barco de guerra de Leo, Hazel recebe a visita de uma velha titã, e recebe dela uma missão, que só Hazel pode cumprir e deverá domina-la até a chegada à Casa de Hades.
Os sentimentos estão á mostra e os semideuses começam a se perguntar qual a razão de todas essas coisas. porque eles estão lá, e se são descartáveis.

Já nesse quarto livro, todos os sete da profecia têm capítulos próprios e por incrível que pareça, todos são interessantes, inclusive Jason e Piper.
E é justamente num POV do filho de Júpiter que uma das melhores cenas do livro acontece, juntamente com Nicole e Eros.

"- Tive uma queda por Percy - disse Nico. - Essa é a verdade. Esse é o grande segredo. "
Dado á essa ultima quote, podemos ver a coragem de Riordan para colocar um assunto como esse, a homossexualidade, num livro infanto-juvenil, se bem que mais adolescentes do que crianças estão acompanhando essa saga.
Além dessa evolução dos temas tratados no livros, vemos também uma escrita mais adulta, mais madura, pois parece que o Rick entendeu que o público que o acompanhava desde o Ladrão de Raios cresceu, e está pronto para escritas mais realistas, pois todos sabem , que no mundo nada é perfeitinho como aparentava ser em o Ladrão de Raios, ou no Mar de Monstros.

" - Acredito que o universo é basicamente como uma máquina. Não sei quem fez isso, se foram as Parcas, os deuses, ou o Deus com D maiúsculo, ou qualquer outro ente. Mas funciona como deve a maior parte do tempo. Claro, algumas peças quebram e as coisas dão errado de vez em quando, mas, na maioria das vezes... tudo acontece por um motivo. Tipo nos encontrarmos. "

 Voltando a parte do Tártaro, o casal Percabeth é surpreendido a cada passo, chegando até a beber fogo, lutar ao lado de velhos inimigos e enfrentar deuses primordiais que não podem ser derrotados nem por deuses, imagine por dois meios-sangues fracos e impotentes.
As saídas desses problemas são espetaculares, e algumas até emocionantes de de chorar de dó, mas eles conseguem superar o desafio.
A discrição minuciosa do Tártaro é o que deixa o leitor de queixo caído, e teve horas que eu queria pular lá embaixo , para tiras os dois de lá.

" O ar era a respiração de Tártaro. Todos aqueles monstros eram apenas células sanguíneas que circulavam por seu corpo. Tudo que Percy via era um sonho na mente do deus sombrio das profundezas. "

Além de todos esses pontos positivos, Riordan resgata personagens lá do passado, monstros e titãs derrotados por Percy e companhia que querem, ou não, vingança contra os semideuses.

" Primeiro ela e Percy tiveram que beber fogo para se manterem vivos. Depois  foram atacados por um bando de vampiras, comandadas por uma líder de torcida que Annabeth matara dois anos antes. Por fim, foram resgatados por um titã zelador chamado Bob, que tinha cabelos de Einstein, olhos de prata e técnicas mortíferas de luta com vassoura.Claro. Por que não? " 
Também nesse livro podemos ver que os protagonistas estão mais ativos, principalmente Frank ,que andou muito apagado na Marca de Atena. E Piper, que decidiu aprender a lutar, e parar de idolatrar Jason, bem nem tanto, e Leo, que depois de uma visita á Ilha de um Titã, muda muito, e fica mais pé no chão.

 Incrível, lindo e espetacular, A Casa de Hades supera todos os três volumes anteriores, e toma o posto de melhor livro da série, e que venha O Sangue do Olimpo...

Ficha Técnica do Livro:

Os Heróis do Olimpo - Livro Quatro - A Casa de Hades
Páginas: 496
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca















Bem galera, foi isso, espero que tenham gostado, e digam nos nos comentários o que acharam desse livro e suas  previsões para o último livro dos Heróis do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário