domingo, 10 de novembro de 2013

#41 A Seleção - Kiera Cass

Hei galera tudo bom?
Hoje eu voltei aqui para falar um pouco sobre A Seleção, primeiro volume da trilogia homônima, escrita por Kiera Cass.

Sinopse do Livro:

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.

Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.

Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Resenha do Livro:

Num futuro distópico pós quarta Guerra Mundial, os Estados Unidos foram tomados pela China, e acabou se tornando o Estado Americano da China e mais tarde, Illéa, uma sociedade monárquica, dividida em castas, províncias, que vão das mais ricas às mais pobres.

America Singer, a protagonista do livro, quem narra a história, é da Casta Cinco, a casta dos Artistas, e apesar de trabalhar muito, ainda passa fome.
Sua família é formada pelos pais, duas irmãs, Kenna, que já se casou e está grávida e May, irmã mais nova e completamente vidrada em America e dois irmãos, Kota, irmão mais velho, que acredita que o mundo gira em volta dele, e abandona a família por isso e Gerad, o irmão mais novo, que não demonstra nenhuma afinidade com artes, e sim com futebol.
" Isso não se faz. ninguém deve abandonar a família  Manter-se unidos... é o único jeito de sobreviver."
America, ou Meri, mantém um relacionamento secreto com Aspen, um Seis, que trabalha na cidade dela, mas de acordo com as regras, é muito difícil casar-se com alguém de castas diferente, e eles não podem se encontrar após o toque de recolher.

A Casta Um é composta pela realeza, e é lá que o conflito começa, quando o Príncipe Maxon atinge dezenove anos e precisa de uma princesa, mas não alguém da realeza, precisa ser uma plebeia, e é aí que se inicia a Seleção, um "sorteio" para escolher as trinta e cinco garotas que serão as candidatas á próxima princesa de Illéa.

America, primeiramente odiou essa ideia de Seleção e príncipe, mas após a insistência da mãe, e do próprio Aspen, ela acaba se inscrevendo e, adivinhem!, é selecionada.
A partir desse momento sua vida muda, com entrevistas e sessões de fotos, até ela chegar ao Palácio, e conhecer como vive os Um.
" E a ideia de entrar em um concurso que o país inteiro acompanharia só para ver um riquinho esnobe escolher a moça mais linda e sonsa do grupo para ser o rosto calado e bonito que apareceria ao lado dele na TV... era o bastante para me fazer gritar."

A visão de America a respeito de Maxon é clara, ele é um riquinho esnobe que só quer fama e dinheiro, mas após chegar ao castelo e encontrar o príncipe, ela muda totalmente a ideia que tinha dele,  e eles passam a se socializar melhor.

Além dela, existem outras trinta e quatro garotas no palácio disputando Maxon, e America faz amizade com poucas, entre elas Marlee, uma Quatro, super gentil e educada que a principio era apaixonada por Maxon, mas com o passar do tempo vai mudando de ideia ( o motivo, só conhecemos no segundo volume ).
A rival de America lá é Celeste, uma Dois, modelo e vaca rica. Ela faz de tudo para colocar as outras em encrenca, para o príncipe ficar só para ela.

A relação entre America e Maxon começa a melhorar quando a autora joga uma bomba na história, e coloca tudo água á baixo.

Além de todos esses problemas com a s garotas, o palácio sofre ataques de rebeldes, existem dois grupos, os nortistas, que são os baderneiros e os sulistas, que são os assassinos mortais.
" Por um momento, não houve Celeste perversa, nem Aspen à espreita nos corredores, nem rebeldes tentando invadir o palácio. Houve apenas uma nota perfeita se prolongando até a seguinte, como que receosa de se perder no tempo sem a outra. Mas elas não ficavam juntas. Pairavam até as outras. E o presente que seria de Kriss tornou-se meu. "

O livro é muito bom, um dos meus favoritos, e com certeza, uma das melhores distopias, Kiera soube como levar a história, deixando várias pontas soltas para os próximos livros.
Aguardem a resenha de A Elite...


Ficha Técnica do Livro:

A Seleção
Páginas: 363
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte

Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado e até a próxima.

Um comentário:

  1. Vitor, realmente o livro é excelente. O segundo consegue ter mais reviravoltas ainda... Hahaha! Estou louca pelo último!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir