quinta-feira, 28 de novembro de 2013

#43 Em Chamas - Suzanne Collins

Hei galera, tudo bom?
O livro vencedor da votação foi Em Chamas, segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, então aí vai meus pensamentos sobre o livro e sobre o filme homônimo.

Sinopse do Livro:

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Resenha do Livro:

SPOILERS DO LIVRO JOGOS VORAZES

Em chamas começa numa premissa básica, Katniss e Peeta ganharam os Jogos, agora moram na Vila dos Vitoriosos com suas famílias, e para o resto do país são um casal apaixonado, que agora, deve visitar cada Distrito para a Turnê da Vitória.
Mas não é bem assim que a banda toca...
Katniss continua com seu lance com Gale, mas, aparentemente, nenhum dos dois fede-nem-cheira nessa história toda, e a confusão começa quando Katniss chega em sua casa, e se encontra com ninguém mais , ninguém menos do que com Presidente Snow, o grande FDP da parada toda.
Ele acredita que o ato de sobrevivência de Katniss nos últimos Jogos, foi um ato de rebeldia contra a Capital e os outros Distritos começam a pensar assim também :" Se uma garota do Doze fez isso, porque não nós? ".
Katniss promete a Snow que seguirá os protocolos e fará todos acreditarem que ela ama Peeta, e que eles são um casal feliz, que fez o que fez, pelo amor incondicional que tem um pelo o outro.

A Turnê da Vitória começa , e os dois começam a perceber que os Distritos estão em conflito, e que o plano de Snow está indo por água abaixo, e é aí, que a garota em chamas começa a se envolver realmente com o padeiro.
" - Não é necessário. Meus pesadelos normalmente tem a ver com perder você. "
A Cada aniversário de 25 anos dos Jogos Vorazes, os Idealizadores planejam coisas diversas, no chamado Massacre Quartenário. Dessa vez, na 75ª edição ou no 3º aniversário de vinte e cinco anos, os tributos de cada Distrito serão recolhidos á partir dos vitoriosos de cada qual.
" O Distrito 12 tem apenas três vitoriosos vivos para serem escolhidos. Dois do sexo masculino. Uma do sexo feminino...
Vou voltar para a Arena. "

Nesse último trecho podemos ver o segundo conflito do livro: a volta de Katniss e Peeta para a Arena, para lutar com assassinos que já ganharam os jogos, e são bem mais experientes que eles.
O esquema dos tributos continua o mesmo, a Colheita, a chegada ao prédio, cada Distrito correspondendo a cada andar, o Treinamento, as entrevistas, e a Entrada na Arena.
Não colocarei os detalhes, por conta de spoilers e descobertas que mexem com os leitores.
" Tique - taque. Isso daqui é um relógio. " 

Ficha Técnica do Livro:

Em Chamas
Páginas: 413
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores

Sobre o Filme:

O filme é dirigido por Francis Lawrence, e continua com  Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson como Katniss e Peeta. As novidades são Sam Clafin, interpretando Finnick Odair, o tributo do Quatro; Jena Malone, como Johanna Mason, e diga-se de passagem que a atuação da Malone está ótimaperfeitamaravilhosa; e Lynn Cohen, como Mags, a companheira de Finnick, que nos emociona a cada cena.
No quesito roteiro, esta ótimo, com apenas algumas imperfeições comparados ao livro, mas como adaptação e sequência, o filme dá um bom entendimento do temo tratado.




 Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado e digam nos comentários o que acharam do livro e de sua adaptação.
Abraços e até a próxima.

4 comentários:

  1. Excelente post! Adorei o livro e o filme... Essa trilogia é sensacional...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. nice your site thanks for sharing love you all teme good work keep it up
    WiFi Password Hacking

    ResponderExcluir
  3. nice your site thanks for sharing love you all teme good work keep it up
    Facebook Hacking Softwares

    ResponderExcluir

  4. nice your site thanks for sharing love you all teme good work keep it up.
    Hack Wifi Password

    ResponderExcluir