quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

#48 Rio 2054 Os Filhos da Revolução - Jorge Lourenço

Hwi galera, tudo bom?
Hoje eu venho aqui para resenhar um livro brasileiro que entrou no meu TOP 10 de 2013, e que realmente merece uma chance na lista de leitura de vocês. Rio 2054 Os Filhos da Revolução, escrito por Jorge Lourenço.
Link para o TOP 10 de 2013

Sinopse do Livro:

Rio de Janeiro, 2054. Três décadas após uma guerra civil que começou com a disputa pelos royalties do petróleo, a cidade se vê alvo de uma nova ameaça. Um velho jogo de intrigas e espionagem industrial entre as multinacionais que controlam a cidade ganha novos contornos quando uma perigosa jovem com poderes psíquicos surge nos guetos. Alheio a tudo isso, Miguel é um jovem sem grandes pretensões. Morador de uma região abandonada no pós-guerra, ele sobrevive catando restos de tecnologia e tem uma vida despreocupada. Sem saber o que o destino lhe reserva, ele é convidado para assistir a um duelo de motoqueiros e acaba se tornando o pivô de uma disputa que pode mudar o Rio para sempre. Num lugar onde o bem e mal se confundem, Miguel terá que desvendar os segredos de uma misteriosa inteligência artificial e, para proteger aqueles que ama, bater de frente com as poucas pessoas dispostas a salvar o que resta do Rio de Janeiro. Sem saber que lado escolher, caberá a ele decidir o futuro de uma cidade partida pela ganância.

Resenha do Livro:

O livro é um cyberpunk distópico que se passa no Rio de Janeiro, depois da Guerra pelos Royalties de petróleo, que causou a drástica divisão do estado em duas partes, o Rio Alfa, a parte rica da cidade, chamada de Luzes e, o Rio Beta, a parte pobre, os Escombros.
O personagem principal é Miguel ,um jovem de 19 anos, que tem uma relação conturbada com sua ex-namorada, Nina, que se viciou em drogas.
Um amigo de Miguel resolve se tornar motoqueiro, e o livro mostra o começo dessa decisão quando uma gangue desconhecida, começa a destruir a arena e matar os concorrentes, depois de muito corre daqui-corre de lá, eles conseguem se safar, e conseguem o apoio de mais dois líderes de gangues, para trabalharem para um grande empresário com a intenção de descobrir mais sobre esse Gangue Sobrenatural, e destruí-la, para receberam uma grana.
Nesse meio-termo, Miguel vai para o centro do Rio Beta, um local super afetado por explosões químicas, e acaba encontrando um corpo de robô desligado, ele leva o corpo e consegue um jeito de ligá-lo, mas por pouquíssimo tempo, pois a bateria que o robô necessita é bem rara e cara.
Miguel descobre que o robô se chama Alice, e que ela não se lembra sobre sua antiga vida, e se vê perdida nesse mundo, e na hora dele responder à ela, a bateria acaba.
Miguel também descobre não ser totalmente normal,e isso será um ponto bastante explorado durante todo o livro.
Falei do enredo até esse ponto, agora virão minhas opiniões sobre a obra.
Na "palavra do autor", Jorge fala sobre o quão longe estamos desse mundo apocalíptico, e como nosso planeta já está tão desgastado com toda a tecnologia, e é uma frase que marcou em todo o processo de leitura.

"Então antes mesmo de você começar a leitura e passear pelas ruas do Rio de Janeiro em 2054, eu lhe pergunto: nós realmente estamos tão longe desse mundo distópico? [...] 

" - A vida não acerta nada, Nina. É a gente que aprende a lidar com a decepção."

" - Nícolas, quero que espalhe um rumor entre seus contatos. Quero que todo mundo nos Escombros saiba que os líderes dos Engenheiros, dos Caçadores e da Peste se uniram numa só gangue. E diga também que temos alguém como Angra do nosso lado, alguém ainda mais forte. Mande espalhar que temos um psíquico. " 

O livro também faz várias referencias á lideres capitalistas, como Che Guevara, além de todas as referencias ao Rio de Janeiro dos dias de hoje, mas como sou de SP, não as reconheci.
O livro é cheio de reviravoltas, a escrita de Lourenço realmente cativa o leitor, e não deixa nada faltando, uma verdadeira obra de arte da literatura nacional, recomendadíssimo a todos que adoram livros, principalmente aos cariocas.

Ficha Técnica do Livro:

Rio 2054 - Os Filhos da Revolução
Autor: Jorge Lourenço
Páginas: 375
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira

Bem galera, foi isso.
Espero que tenham gostado e Jorge, foi mal pela demora, mas quando o livro é bom, a gente fica sem jeito de escrever.
Não se esqueçam de deixar nos comentários o que acharam desse livros, e se o pretendem ler.
Um abraço e até a próxima. 

Um comentário:

  1. Oie!

    Eu preciso ler este livro, eu estou em um momento de muitas leituras nacionais e com certeza tenho que ler este. Ser morador do RJ, me deixou ainda mais curioso, porque é uma forma de ver o Rio daqui a 40 anos. O que seria muito engraçado, porque conheço o estado e seria estranho ver ele depois de uma guerra civil.

    O tema dos royalties é muito atual, tinha gente falando que iria cair até no Enem de 2014. E se acontecer de verdade, tem uma grande possibilidade, e eu espero que não aconteça (tá, agora boiei demais). Com toda certeza adoraria o livro, e quero ler, abraços!

    ResponderExcluir