quarta-feira, 16 de abril de 2014

Review: Game of Thrones 4X02 - The Lion and The Rose

Hey galera, tudo bom?
Hoje eu vou voltar a falar sobre a quarta temporada de Game of Thrones, dessa vez, o segundo episódio, O Leão e a Rosa

Sinopse do Episódio :

Tyrion dá uma mão para Jaime. Joffrey e Margaery são os anfitriões de um café da manhã. Em Pedra do Dragão, Stannis perde a paciência com Davos. Ramsay encontra um propósito para seu bichinho de estimação. Ao norte de Muralha, Bran vê para onde eles deverão seguir.


AVISO: O texto a seguir possui spoilers dos dois primeiros episódios da Quarta Temporada de Game of Thrones, sem máximas menções aos livros que deram origem ao seriado.


Comentários sobre o Episódio:


Aos fãs não tão assíduos do mundo que George R R Martin criou, o nome do episódio entrega a trama que o mesmo proporciona. O Leão e A Rosa, a união de Joffrey Baratheon Lannister e Margaery Tyrell, o leão dourado Lannister e a Rosa dourada Tyrell.
Como a terceira temporada teve relativamente pouco momentos de climax, como grandes acontecimentos podemos citar Dany conquistando cidades, a morte do Senhor Comandante e o Casamento Vermelho. Essa nova temporada vem prometendo vários pontos de impacto que geram suspiros, choro ou comemorações dos fãs, e nesse segundo episódio, os fãs comemoraram - e muito.
Além desse climax que marcou The Lion and the Rose, o mesmo foi escrito por Martin, isso mesmo, o autor das Crônicas pegou o roteiro e escreveu a trama dessa semana, e eu digo uma coisa: não podia ficar melhor.
The Lion and the Rose focou em vários nucleos, os que não apareceram em Two Swords, mas deu prioridade á Porto Real, e os grandes acontecimentos que rolaram por lá.
Como foram vários nucleos, vou falar de cada um separadamente, deixando a Capital por ultimo:

Pedra do Dragão - Stannis e sua trupe do Senhor da Luz

É incrível como a HBO quer fazer de Stannis Baratheon o vilão da história, além do pouco desenvolvimento da narrativa dele, e do fanatismo religioso que mostram em suas cenas, a terceira temporada só se focou em sua remoção em relação á derrota de BlackWater.
Stannis, novamente nessa temporada, se mostrou frio e apático, além de mandão. As partes memoráveis foram de Melisandre e Shireen Baratheon, tendo em vista que Davos e Selyse foram nulos nesse episódios.
A trama se inicia com mais sacrifícios ao Senhor da Luz, dessa vez o queimado é o irmão de Selyse, mas a mesma não demonstra nenhuma reação negativa.
Cenas de um jantar que deixou até Melisandre desconfortável, com tópicos sobre um possível sacrifício de Shireen, e falando na pequena Baratheon, ela voltou ás telas, falando sobre os Sete Deuses, e Mel logo cortou o lance, expressando sua gratidão a R'hllor.

There's only one hell. The one we're living now.
Norte da Muralha - Bran, Hodor e o povo da magia

Outro personagem com núcleo mal desenvolvido é Bran Stark. Ele está sendo esquecido desde que fugiu de Winterfell, no fim da segunda temporada.
Os irmãos Reed deram uma promessa de melhorias nesse núcleo, mas isso não aconteceu, e foi pelo outro lado, a história está mais lenta e enrolada do que antes, tornando a história do pequeno warg na parte mais chata do episódio.
Suas cenas começam com uma visão por dentro da cabeça de Verão, o lobo gigante de Bran, até o mesmo ser acordado por Hodor, e recebe um sermão dos Reed, dizendo que se ele ficar muito tempo na pele do lobo, pode ser esquecer de si mesmo, e se eles perderem o garoto, perderão tudo, mostrando que o pequeno Stark pode salvar Westeros num futuro não tão próximo.
Bran se vê numa encruzilhada, tendendo a escolher por viver num lobo, correndo e caçando, ao viver em si próprio, sem poder andar e sem família.
E falando em família, Bran vê um represeiro com uma das Árvores Nortenhas, e tem visões, ou seriam memórias?, do passado e do futuro.
Pelo começo temos White Walkers, ou Caminhantes Brancos, seus cavalos e uma espada usada por eles.



Vemos um vislumbre de Ned, o falecido patriarca, e uma arvore Nortenha, além de uma voz grossa, dando instruções sobre o local pra onde devem ir: O Norte.
Após isso, temos imagens contraditórias: O Trono de Ferro sem ninguém, no meio de uma sala vazia, coberta por neve, e essa é uma Visão conhecida dos fãs, ou pelo menos aos que se lembrarem da Casa dos Imortais, vivenciada por Daenerys, na Segunda Temporada, e a segunda visão é relacionada a sombra de um Dragão sobrevoando uma cidade, tendo em vista as características do local, vamos assumir que é Porto Real.
Essas duas imagens podem ter conexões, sobre possíveis futuros para os Sete Reinos. Como os White Walkers invadindo e aniquilando os povos de Westeros, até mesmo os Dragões, e tomando conta do território.
E a cena da voz mandando os viajantes irem para o Norte, foi a forma de substituir Mãos Frias, um personagem chave dos livros, que guia Bran até o Corvo.


Forte do Pavor a.k.a. o Lar dos Bolton aka Os Traidores Sádicos do Sete Reinos

Antes de falar desse núcleo, vamos relembrar os personagens que fazem parte dele:
Ramsay Snow: Filho de Roose Bolton, bastardo, sádico, esfola e tortura Theon Greyjoy, transformando-o em Fedor, além de capa-lo e manter um hall de putas a seu dispor;
Roose Bolton: Senhor de Forte do Pavor, traiu Robb Stark, juntamente com Walder Frey a mando de Tywin; pai de Ramsay, mas renega o mesmo, e volta para seu lar, achando que está tudo bem... pobre coitado;
Fedor aka Theon Greyjoy: Depois de tomar Winterfell para si, foi preso, torturado, capado e esfolado por Ramsay, e agora virou seu subordinado/putinha, sem questionar a autoridade do mestre;
Miranda: Uma das putas de Ramsay, ajuda a capar Theon e ajuda o bastardo em suas façanhas sádicas;
Locke: Um mercenário a mando dos Bolton, ele mutila Jaime Lannister na terceira temporada;

Ok, depois do quem-é-quem vamos a história:
O Forte do Pavor tem a cena de abertura do episódio, com Ramsay, Miranda e Fedor caçando uma pobre garota na floresta, e por fim, dando-a de comer aos cães.
A chegada de Roose e seu exercito ao Forte é espetacular, além da entrada épica, temos a apresentação de Walda Gorda, a esposa de Roose, que admite ele, só foi escolhida pelo fato de Walder Frey dar seu peso em ouro, além disso, temos a chegada de Locke, todo feliz, sobre ter cortado Jaime, causando gargalhadas no bastardo.


Logo após os ois e olás, temos o embate entre pai e filho, a respeito do que foi feito á Theon, e logo após temos a cena mais fodasticamente épica desse núcleo: Ramsay pede a Fedor que o barbeie, e com a lamina na gargante, ele conta sobre a morte de Robb Stark, lembrando a Fedor, o quanto um estimava pelo outro, depois de tensão, o criado continua o serviço, sem reação alguma, e concordo com o Gabes, do Cabine Literária ( leia o texto dele aqui) que Alfie Allen, o ator que faz Fedor, ganhar um Emmy, pela PUTA atuação nessas cenas.
Além disso, Locke foi colocado para caçar Bran e Rickon, o que será inútil , tendo em visa que Bran ultrapassou a Muralha.

Porto Real - Casamento, conversas épicas e muito vinho

Finalmente, o melhor núcleo ever!
Para inicio tivemos Jaime, puto da vida, sendo renegado por todos, e Tyrion, mostrando a ele como lidar com isso, tendo em vista que o Anão sofreu o que o irmão está sentindo a vida toda.
E o Maneta, se quixa, duvidando de sua capacidade de luta, e o Anão, gentilmente oferece seu fiel mercenário, Bronn, para treinar o irmão.
E falando em Bronn, ele apareceu em várias cenas nesse The Lion and The Rose, primeiramente no treino com Jaime, e eu devo ressaltar uma de suas frases " Soube que você caga ouro, assim como seu pai", e com esses dizeres, tenho um breve pressentimento a respeito que outro homem que caga ouro...
E o mercenário é o homem que leva Shae para fora da vista dos Lannister. A puta é expulsa por Tyrion, após o mesmo descobrir o que Tywin planejava para ela.
Saindo da parte do drama familiar, temos o Casamento no Septo de Baelor, que ficou um esplendor na série de TV, refletindo-se exatamente como nos livros.
Além de todas as juras de amor e beijos, Joffrey pareceu menos abominável nessa hora, mas foi só aí...
 O café da manhã real foi excêntrico, mostrando Joffrey com múltiplas personalidades. Primeiro, temos a apresentação de Mace Tyrell, que foi muito boa, após isso, Tyrion presenteando o Rei com um Grande Livro, e Tywin dando a Espada de Aço Valiriano, que foi forjada no primeiro episódio, juntamente com a que foi para Jaime, e o Rei acaba por chama-la de Lamento da Viúva, e a "testa" fatiando o presente do tio Anão.
 Além disso, os convidados do Casamento resolveram rondar a festa e conversar um pouquinho com cada um, e os melhores diálogos foram entre Margaery e Cersei e todas as falsas falas amistosas e beijinhos, Ollena e Tywin, falando de morte e ouro, Jaime e Loras, sobre Cersei, Brienne e Cersei, sobre Jaime e Cersei e Tywin contra Ellaria e Oberyn :D

Sansa, interpretada por Sophie Turner, se mostrou espetacularmente FODA nesse episódio, além de não esboçar reação nenhuma ao ouvir os nomes de Ned e Robb serem ridicularizados por Joffrey, ela não deixou-se cair na ladainha do reizinho, diferente de Loras, Margaery e Oberyn, que ficaram putos.
Além disso, Ollena deu uma passadinha para falar com a Stark, e deixou uma mistério, com a cena a seguir:
Joffrey proporcionou outro momento de humilhação ao tio, quando a boca do Grande Leão se abriu e cinco anões saíram de lá, caracterizados como os participantes da Guerra dos Cinco Reis: o próprio Joffrey, Rei no Trono de Ferro; Robb Stark, Rei no Norte; Balon Greyjoy, Rei nas Ilhas de Ferro; Renly Baratheon, Rei sob a Campina e Stannis Baratheon, o Rei de Pedra do Dragão.
Apenas dizendo que a cena adicionada por Martin foi simplesmente ÉPICA, do começo ao fim, sério, assistam o episódio só por essa cena.
Logo em seguida, chega a tão esperada hora: morte, e o motivo do evento ser chamado de Casamento Roxo, ou Purpura.
Joffrey zomba de Tyrion, e Margaery quebra o gelo anunciando a chegada da Torta de Pombo, Joffrinho vai até lá e corta o alimento, e logo em seguida, é servido do mesmo, mas não antes de mandar o Anão encher sua taça.
Após o  anão executar a tarefa, o rei começa a tossir, engasgando-se.
A agonia toma conta da cena, até o fim digno que o desgraçado mereceu. Mas, novamente, o falecido rei apontou, antes do ultimo suspiro, é claro, para Tyrion, acusando-o do envenenamento.




Além disso, tivemos a prisão de Tyrion, e depois do foco no corpo morte de Joffrey, e no sangue vazando de sua cara, a tela apagou e The Rains of Castamere tocou, num tom melancólico, mostrando mudanças nos Sete Reinos.
O episódio teve um ar de caos tomando conta do local, e o próximo chamado Breaker of Chains, promete mostrar Snow, Daenerys e mais de Porto Real, e para encerrar o post, vou lhes deixar com esse GIF:
Então, em resumo, foi um episódio ótimo, ultrapassando Two Swords
Gifs e imagens foram retiradas do site Cabine Literária, e os demais foram encontrados a deriva na praia do Facebook.
Cabine : link aqui 

Bem galera, foi isso.
Espero que tenham gostado, digam o que acharam do episódio e até a próxima.

Preview 4X03:

2 comentários:

  1. Olá! Que rewiew mais perfeita! Ficou muito bom mesmo...

    Eu adorei este episódio, muito superior ao 1° da quarta temporada. E a morte do Joffrey foi muito esperada desde o começo da série, pelos fãs dos livros. E essa cena foi bastante leal ao livro, apesar de ter algumas mudanças do livro, o episódio foi perfeito!!!

    Jonathan Freitas - http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Achei esse episódio sensacional só pelo brilhante desfecho, embora eu tenha ficado com um aperto no peito por conta do meu Lannister favorito ter sofrido certas consequências. Já viu o episódio seguinte? Foi demais! Essa série só me deixa com mais vontade de ler os livros e eu espero fazer isso em breve! Ri demais com o sr. Oberyn trocando umas olhada com o sr. Loras uahsauuhsu

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir