quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Por trás dos Contos #1 - Branca de Neve e os Sete Anões

Hei galera, tudo bom?
Esses dias eu estava navegando pela internet, e encontrei um tópico interessante: com certeza todo mundo já assistiu filmes da Disney relacionados ás princesas, e acabou se encantando ou se emocionando com as histórias delas, mas, será que isso realmente aconteceu?
É claro que as histórias foram baseadas em algo real, mas será que os irmãos Grimm e outros contaram a história de um jeito e a Disney de outro?
Dei mais uma pesquisada,e cheguei a uma conclusão: não, as histórias tem o mesmo fundo, mas os detalhes são bem diferentes...

Vamos ouvir sobre a real história da Branca de Neve, bem diferente da Disney:

Branca de Neve tinha 7 anos quando provocou a ira da rainha-madrasta por causa de sua beleza. Então a rainha convoca um caçador e pede que leve Branca de Neve para a floresta e a mate, trazendo seus pulmões e seu fígado para provar a morte. O caçador tem pena de Branca de Neve e a deixa fugir, levando pra rainha os órgãos de um javali. Então a rainha come os órgãos.Enquanto isso, Branca de Neve acha a casa dos anões e em troca de lavar, passar, costurar, limpar e arrumar a casa, eles a deixam ficar.Ao descobrir que Branca de Neve ainda está viva, a rainha vai até a casa dos anões 3 vezes. Primeiro, ela leva um corpete de seda, e tenta matar a garota apertando o corpete bem forte. Não funciona, então ela volta com um pente envenenado e tenta a matar penteando seus cabelos. Na terceira vez ela vai com a maçã envenenada.Dessa vez os sete anões chegaram tarde demais e nada fez a Branca de Neve acordar. Como sua aparência ainda era boa e ela tinha bochechas coradas, eles não tiveram coragem de a enterrar e fizeram uma cripta de vidro para ela.Um dia um príncipe viu a cripta com a princesa e quis comprá-la dos anões. Os anões se recusaram a vendê-la, mas acabaram dando para o príncipe com pena, pois ele pediu muito. O príncipe tinha empregados para carregarem a cripta, mas um deles tropeçou e caiu, derrubando o caixão de vidro. Com a queda, Branca de Neve cuspiu o pedaço de maçã envenenada e voltou à vida.O príncipe e Branca de Neve planejam então uma festa de casamento e convidam a madrasta má (que não sabe que Branca é a noiva). Ela se arruma e quando se olha no espelho e pergunta, descobre que Branca está viva. Ela decide ir ao casamento mesmo assim e fica apavorada quando vê que a noiva realmente é Branca de Neve.Então, colocam um par de sapatos de ferro na brasa. Tiram da brasa e vestem na madrasta, a fazendo dançar até cair morta.

Bem diferente, não?
Em algumas outras versões, é o príncipe que faz os movimentos para retirar a maçã da garganta da moça.
Nessa versão podemos ver o fanatismo do príncipe em relação à mulheres mortas, e como os anões aceitaram a menina com segundas intenções.



contosdefada-brancadeneve

Espero que tenham gostado, e deem sugestões sobre os próximos contos a serem desvendados e se a coluna deve continuar...

Créditos : http://www.justlia.com.br/2009/07/a-verdade-e-a-origem-dos-contos-de-fadas/

3 comentários:

  1. Gente, incrível como a verdade por trás dos contos é cruel, rsrs... Adorei o post!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia esses contos e achei bem "legal". hahaha
    São histórias sinistras e nada de educativas. Um conto pior que o outro e poderiam muito bem fazer parte de livros de terror ( com algumas adaptações.).

    Parabéns pelo Post!
    Vou seguir o blog para acompanhar os outros posts, então se acostume comigo por aqui. rsrs

    Beijos, Bell.

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( se puder me segue também!)

    ResponderExcluir
  3. Eu já li algo sobre isso e incluía todos os outros, mas que não haviam sido criadas pelos Grimm mas e eles que adaptaram os contos para histórias infantis!
    Adorei o post e estou seguindo o blog!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir