quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

#46 Cidade de Vidro - Cassandra Clare

Hey galera, tudo bom?
Hoje eu venho aqui para falar um pouco sobre o terceiro volume da série Os Instrumentos Mortais, Cidade de Vidro, escrito por Cassandra Clare.

Sinopse do Livro:

Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

Resenha do Livro:

Antes de qualquer coisa, como dito anteriormente, esse é o terceiro livro da série, então, haverão spoilers de Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas.
Continue a ler com sua conta em risco.

O livro começa com Clary e Simon conversando, a respeito da transformação dele em vampiro, e Clary, acidentalmente cai em um portal, junto com Luke, que os leva a Idris, a capital mágica dos Caçadores de Sombras.
Como ela não tem autorização para entrar na cidade, e Luke é um ser do submundo ( li o livro em inglês e não sei como ficou a tradução de Downwolder), eles acabam ficando na casa de Amatis, irmã de Luke.
Clary descobre que Jace também está em Idris, assim com os Lightwood. Então, ela foge da casa de Amatis, e corre para dentro da cidade, em direção á casa de Alec e Isabelle, e quando chega lá, encontra Jace e Aline se beijando.
Mas, peraí, quem é Aline?
Ela é uma Caçadora de Sombras, do Instituto de Pequim ,que veio de lá, juntamente com seu primo Sebastian, para ajudar na luta contra Valentim.
Clary dá o chilique de sempre, mesmo sabendo e sendo relembrada sempre que Jace Wayland, ou melhor, Jace Morgenstern é seu irmão.
Clary se sente sozinha e abandonada, e quase sempre chora, pensando na mãe, e no fato de ela estar morrendo.

" Amatis hates me. I never got to say good-bye to Simon. My mother's dying. And Luke has abandoned me. I'm alone. "

E falando em Simon , o vampiro que pode sair no sol, o termo em inglês é Dayligther, também foi parar em Idris, mas foi preso pelo novo Inquisidor, Aldertree, que acredita que ele é uma ameça e um aliado de Valentim.
Mudando de assunto, vemos o "relacionamento" de Alec e Magnus começar a melhorar, eles se aproximam mais ,  rola até uma promessa de amor durante a batalha.
Malec é tão <3

" We live through this, and I promisse I'll introduce you to my whole family.
Magnus raised his hands, his fingers shining with individual azure flames. They lit his grin with a fiery blue glow. 'It's a deal. "

O livro segue o mesmo estilo de narrativa, em terceira pessoa, acompanhando Clary, e alguns outros personagens,. como Alec, Simon e Jace.
Cassandra Clare tem um nível de inglês intermediário, e foram poucas as palavras sem entendimento, mas ai vai pelo contexto.
O que começa em Cidade dos Ossos, termina em Cidade de Vidro.
No inicio, era para ser uma trilogia, mas Clare deixou uma pontinha minuscula solta, dando o inicio da premissa do quarto livro, Cidade dos Anjos Caídos.
Não foi o meu favorito da série, Cidade das Cinzas ainda tem esse posto, mas é um ótimo desfecho para essa primeira trilogia, dos Caçadores de Sombras.

" I'm Valentine's son. Jonathan Chirstopher Morgenstern. You never had any rigth to that name. You're a ghost. A pretender. "

Ficha Técnica do Livro:

City of Glass
Páginas: 541
Autor: Cassandra Clare
Editora: Margaret K. McElderry Books

2 comentários:

  1. Ainda não li e confesso que depois do filme desanimei um pouco! Sei que errado fazer comparações entre livro e filme, mas fiz sem querer e não estou conseguindo desvincular!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que eu percebi ao assistir o filme, foi que eles não captaram a essência da história, dos personagens e do contexto. Mas leia a série sim, é muito boa por sinal e pode esperar resenha do quarto livro.

      Abraços

      Excluir