sexta-feira, 5 de julho de 2013

#29 Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Olá Devoradores, como estão?
Hoje vou falar de uma série muito boa, no estilo YA Sobrenatural, chamada Os Instrumentos Mortais, da autora Cassandra Clare. Mais especificamente, do primeiro livro da série, Cidade dos Ossos.

Sinopse do Livro:

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Resenha do Livro:

Fiquei com um pouco de medo quando comprei esse livro ( na Bienal do ano passado), pois falaram muito bem dele, e geralmente quando um livro é bem falado, eu não me agrado muito com ele, pois vou lê-lo com grandes expectativas, mas com Cidade dos Ossos, isso não aconteceu.
Eu o li pela primeira vez ano passado, e decidi ler toda a série nessas férias, mas não me lembrava muito bem desse primeiro volume, daí decidi rele-lo.
Esse livro nos apresenta um novo universo, o Mundo das Sombras, onde existem demônios, vampiros e fadas e Caçadores de Sombras, humanos que tatuam as Marcas em seu corpo e saem por aí, com roupas pretas e armas grandes e brilhantes matando esses seres que saíram de sabe-se-lá-onde.
Numa bela noite, Clary, uma ruivinha destemida, e seu amigo Simon, decidem ir á uma balada adolescente, chamada Pandemônio.
E é lá, que ela descobre parte desse Mundo das Sombras, após presenciar um suposto assassinato, mas só uma problema, apenas ela consegue ver os três jovens que cometeram tal crime ( pelo menos em seu ponto de vista, visando que o livro é narrado em terceira pessoa, com Clary demonstrando os sentimentos e pensamentos que Clare passa pro leitor).
Eu gostei desse mundo de Clare, tendo em vista, que retrata seres sobrenaturais que já conhecíamos, mas aparecem aqui de uma maneira diferente do que o normal.
Além desses problemas do assassinato, Clary não está se dando bem com sua mãe, Jocelyn ( curiosidade: no filme de Cidade dos Ossos, Jocelyn será vivida pela mesma atriz que faz Cersei em Game of Thrones), depois de chegar tarde em casa.
Até que Clary sai de sua casa para sair com Simon, o que ela não sabe é que sua mãe não estava apenas sendo uma "chata, na vida dos adolescentes", ela estava protegendo sua filha de um perigo maior, que acaba  atingindo Jocelyn, em pontos emocionais e físicos, e digamos que ela tirará uma longa soneca.
Depois de descobrir os "assassinos da Boate" e ir com eles à um tal de Instituto,  o lugar onde os Caçadores de Sombras abrigam-se, e lá moram: Jace, um rapaz loiro, que mexe com Clary; Isabelle, uma Caçadora de Sombras que é o sonho de todos os garotos, o típico "corpão", sua arma favorita é um chicote; Alec, irmão de Isabelle, que nunca matou um demônio na vida, e esse personagem tem revelações GIGANTESCAS e por fim, Hodge, o tutor dos Caçadores.
Um antigo nome volta a tona, Valentim, que foi um poderoso Caçador, até se voltar contra a Clave ( uma espécie de Governo dos Caçadores e dos outros seres) e supostamente morrer, levando consigo sua mulher e filho.
O capítulo que eu mais gostei foi " 21 - O Conto do Lobisomem", que revela muito do passado e acreditem, as história desse narrador lobo são as mais interessantes no livro.
O meu personagem favorito é Magnus Bane, o Famoso Feiticeiro do Brooklin, que tem muito a ver com o dom da Visão de Clary. Ele é hilário, com seus olhos de gato e purpurina pelo corpo todos, Magnus dá festas que darão muito o que falar nesse primeiro volume.
Cassandra Clare tem uma escrita suave, mas bastante descritiva, o que torna a leitura rápida, apesar de que em alguns pontos de descrição me arrastava na leitura. Mas tendo em vista que li o livro em 5 dias, consegui "passar" pelas descrições chatas.
O livro é muito bom, e eu curti muito essa leitura, e recomendo para os fãs de mundos sobrenaturais com vampiros, lobisomens e fadas.



" [...] .- Ah! Simon!
-Não, eu sou Jace - ele disse, pacientemente. - Simon é o frangote com o péssimo corte de cabelo e uma completa falta de sendo de moda."

"O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído."

"- O que você está fazendo aqui, afinal?
-Aqui, referindo-se ao seu quarto, ou aqui, referindo-se à grande questão espiritual do propósito de vida nesse planeta? Se você estiver perguntando se é tudo uma coincidência cósmica ou se há um propósito maior à vida, bem, essa é uma questão para séculos de discussão, um simples reducionismo ontológico é um argumento claramente falaz, mas...
-Vou voltar para cama [...]"

Ficha Técnica do Livro:

Os Instrumentos Mortais - Livro Um - Cidade dos Ossos
Páginas: 462
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record


Galera, uma coisa boa para os fãs dessa série, é que o filme estreará em Agosto no cinema e foram liberados vários trailers e stills.
Confira alguns stills aqui.
E aqui está um dos trailers:


Bem galera, foi isso. Espero que tenham gostado e se interessado pelo livro, então leiam o livros e aos que já leram, digam nos comentários o que acharam e não percam o filme

Um abraço pra todo mundo e até a próxima.


14 comentários:

  1. Magnus! Também é meu personagem preferido de loonge, não que eu não goste do Jace e do Alec, mas ah Magnus... Que passado é esse que você tem, que te exila dos lugares? AHuehue!

    A unica coisa que nao concordei muito foi com a parte das descrições... Não sei se era porque eu estava na loucura da leitura, mas nao me incomodei enm um pouco! =D

    Mas adorei a resenha, e os gifs! *.*
    http://falaurupes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você soube que a Clare está lançando contos em e-book sobre a vida/história do Magnus?

      Abraços

      Excluir
  2. Ah !!! Loucura, cada detalhe escrito, e todo o momento sobrenatural na resenha me faz querer ler o livro e sim, claro ver o filme amei os gifs e as fotos dos personagens . . .
    Muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  3. =D Com certeza irei assistir o filme, estou aguardando u.u

    ResponderExcluir
  4. Acredita que ainda não li este livro, tenho na estante, mas nunca peguei pra ler, e agora estou me culpando por isso! rs

    Beijooos!! :))

    cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, pois quando lançar o filme você já estará preparada para a história.

      Abraços

      Excluir
  5. Poxa, eu ouço tanto falar dessa série que coloquei ela nas minhas futuras aquisições, apesar de detestar esse tipo de série sobrenatural, fiquei curiosa .. rs
    Não sei bem o que esperar, mas tendo um casalzinho básico, já me empolga!
    Gostei do blog e já sigo!
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma série ruim, mas não espere muito desse casal de irm..., digo namorados nesse primeiro volume



      Abraços

      Excluir
  6. Essa saga é maravilhosa, já li todos os livros e espero ansiosamente o próximo livro! Já leu as Peças Infernais ? É o mundo dos cassadores de sombras, antigamente. É bem legal também!
    Seguindo!

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, ouvi falar dessa série, então quando acabar TMI lerei As Peças Infernais :D

      Abraços

      Excluir