sábado, 22 de março de 2014

#52 Convergente - Veronica Roth

Hey galera, tudo bom?
Hoje eu to aqui para falar de um fechamento de trilogia, que deixou muito a desejar e desencadeia várias criticas negativas, Convergente, o livro final de Divergente.

Sinopse do Livro:

A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.
Resenha do Livro:

Como é um desfecho de série, nem preciso dizer que haverão spoilers dos livros anteriores, Divergente e Insurgente.

Voltando à resenha, joguem a sinopse fora e entendam uma coisa: Nos dois primeiros livros, somos apresentados á diversos personagens e acontecimentos, e como cada livro teve um intervalo de lançamento de quase um ano ( três anos no total), as memórias falham e coisas são esquecidas, e é uma obrigação da autora colocar o leitor imerso na história novamente, mas Roth NÃO conseguiu fazer isso.
Houveram momentos no decorrer da leitura que eu me parava e pensava " Quem é esse aqui, mesmo? Por que eles estão fazendo/dizendo isso?" E esse tipo de coisa não deve acontecer.
Em relação à ambientação da história: O mundo de Divergente é bem dividido e explicado pela autora, contanto, com o final do primeiro livro, vemos uma grande mudança no sistema de Governo e nos meios de vida da sociedade, e em Insurgente, vemos o irromper de uma coisa nova. E no final do segundo volume temos a grande revelação de Edith Prior, e quando eu li essa parte, lembro-me de pensar que Roth embrulhou essa saga e jogou lá na PQP. Já no começo de Convergente, vemos coisas completamente diferentes do que vimos antes, e a autora vai jogando explicações, fatos e mais explicações de uma vez só, deixando os leitores confusos, e a história indo a lugar nenhum. Esse problema de ambientação é muito sério, em relação ao compreendimento da trilogia, tendo como exemplo Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, vemos uma distopia bem ambientada e organizada ao seu modo, coisa que Roth não fez.
Vamos falar um pouco sobre a narração, Roth optou sobre uma perspectiva dupla, em primeira pessoa, seguindo Tris e Tobias, e esse foi mais um erro grotesco cometido pela autora, pois os dois personagens possuem o mesmo estilo de narração, como se fossem um só ser, as mesmas emoções e sentimentos, os mesmos medos e tiveram momentos que eu tive que retroceder ao inicio do capitulo para lembrar quem estava narrando naquele momento.
Os personagens narradores comentem erros bobos e infantis, mas mesmo assim, continuam batendo na mesma tecla, e cometendo a mesma burrice novamente.
Beleza, depois de todos esses aspectos ruins, vou falar um pouco da história:
Evelyn tomou o controle da cidade após a morte de Jeanine, e com a ajuda dos sem-facção ela pretende executar todos que ajudaram a líder da Erudição a matar inocentes, incluindo Caleb e Marcus.
Tris decide fazer alguma, e nesse momento, um novo grupo de pessoas, intitulados Leais ( Allegiant ), oferecem-na ajuda, mas com apenas uma condição, ela e seus amigos devem fugir da cidade e nunca mais voltar.

" - O tipo que quer deixar a cidade. Eles divulgaram um manifesto hoje de manhã. Se autointitulam Leias. Porque eles têm um propósito convergente de manter as ideias originais da nossa cidade, são leais a elas... entende? "

Apenas um comentário a respeito da tradução: Sabemos que Convergente foi escolhido apenas para combinar com os outros "entes" da série, portanto, essa palavra não existe na cópia original, e eles escolheram ao acaso. Então, seguindo a linha de raciocínio utilizada pela Rocco, o nome do livro deveria ser Leais, ou Leal.

A história se segue, com nossos heroizinhos fugindo de Chicago e conhecendo todos os podres nos quais eles acreditaram durante todos esse anos.
Tris descobre sobre sua mãe, e Tobias se sente sozinho após descobertas inimagináveis para ele.

" Na cidade, nós nos dividíamos por facção, idade, histórico, mas aqui todas as divisões desaparecem. Só temos uns aos outros. "
 " Eles nos criaram, moldaram o nosso mundo, nos disseram no que deveríamos acreditar. "

Com um final super rápido e insatisfatório, o desfecho de Divergente leva apenas 2,5 estrelas bem suadinhas, porque esse livro merecia bem menos :(
Um grande descaso da autora com a série.

Ficha Técnica do Livro:

Convergente - Divergente 3
Páginas: 528
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco Jovens Leitores

Capa da série Four
A autora descobriu uma maneira de conseguir mais dinheiro: fazendo uma série de contos sobre a perspectiva do personagem Quatro, antes do começo de Divergente e eu confesso que não tenho a minima vontade de ler essas short-stories.


Bem galera, foi isso.
Espero que tenham gostado e deixes nos comentários o que acharam desse desfecho polemico da série.
E não deixem de participar do sorteio de 1 Ano de Devoradores.

Um abraço e até a próxima...

Um comentário:

  1. Eu não curti esse livro.
    Da a entender que a autora não sabia o desfecho final da história e deu nisso.

    ResponderExcluir